sexta-feira, 16 de maio de 2008

16 de maio de 2008 - 1ª Festival de Música do CEEG












Prof. Perpétua e Edison na Abertura do 1ª Festival de Música do CEEG
Abertura do 1ª Festival de Música do CEEG, com José Edison (2ª B) tocando algumas melodias e Prof. Perpétua dando a graça de sua voz à todos. Infelizmente não pude gravar todo o Festival: a memória da câmera não me permitiu. Mas, segue ai, a abertura emocionante do Festival de Música do CEEG.






Obs.: Infelizmente não pude tirar fotos de todos os candidatos e algumas das fotos saíram tremidas ou simplesmente não ficaram muito boas. Peço descupas!

domingo, 11 de maio de 2008

O problema do Nativismo

Trabalho de história apresentado no dia 14 de abril de 2008 no CEEG, onde os alunos (Ana Lúcia, Keyla, Leandro, Paula, Pedro, Roberta, Sheyla e Vitor) interagiam com o vídeo.
Enredo da vídeo-peça: A personagem principal (Keyla) está prestando o Vestibular 2010 (no futuro). Percebe que pouco aprendera sobre período colonial, nativismo, inconfidência mineira etc. Resolve pedir ajuda à sua amiga imaginária, Taty. Esta, um tanto a contragosto, ajuda-a e relembra o trabalho que Keyla fizera no passado (abril de 2008). Resumindo: todo o vídeo passa-se dentro da cabeça da personagem principal. No fim, ela consegue aprender tudo, mas o fiscal do Vestibular toma sua prova, pensando que estava colando.
O Problema do Nativismo - Parte I

O Problema do Nativismo - Parte II


domingo, 4 de maio de 2008

Trabalho num formato legível em DVD

Nem todos os arquivos de apresentação de trabalhos e coisas do gênero passam num aparelho de DVD. Venho aqui para instruir, passo a passo, como torná-los legíveis em um aparelho digital.



1ª Maneira - Salvando slides do Power Point com o formato JPEG


1 - O slides estão prontos? Ótimo, mas se você gravá-los num CD qualquer como arquivo do Power Point, a leitura em DVD não será possível. Tecle F5, na parte de cima do seu teclado e a tela vai ficar cheia com seu 1ª slide, ou, se achar melhor, clique num taça que aparece na parte de baixo da tela, como mostra a figura:





A tela vai ficar assim:





2 - Agora só é apertar a tecla Print Sreen, que está do lado direito do seu teclado. Pode procurar, que você acha.



3 - Vamos usar, então, um programinha que você deve conhecer: o Paint. Se não souber como abri-lo, siga as instruções: Iniciar, Programas, Acessórios, Paint. A figura abaixo mostra a sequência:




4 - Quando o programa abrir, tecle: Ctrl + V. A tela que você copiou com o Print Screen vai aparecer no Paint:


5 - Não tem nenhum segredo. Agora você precisa salvar o arquivo. Na parte superior do Paint, há a opção Arquivo. Clique lá, depois em Salvar como. Será aberta uma janela. Escolha uma pasta para salvar seus slides. Para o primeiro slide, indico o nome "a" (para o segundo "b", para o terceiro "c" etc). Escolha o formato JPEG, como mostra a figura abaixo:

6 - Quando salvar, volte para o Power Point e repita o mesmo processo com todos os outros slides. Parece que vai dar muito trabalho, mas com o tempo você se acostuma.

7 - Quando todos os slides estiverem salvos, salve a paste num CD e os arquivos serão lidos como arquivos de fotos. O ponto negativo: efeitos binitinhos do Power Point não serão visíveis no DVD.

Há outra maneira, um pouco mais complexa, de tornar um arquivo legível em DVD. Mas, isso fica para uma próxima Dica. Espero ter ajudado.