domingo, 4 de maio de 2008

Trabalho num formato legível em DVD

Nem todos os arquivos de apresentação de trabalhos e coisas do gênero passam num aparelho de DVD. Venho aqui para instruir, passo a passo, como torná-los legíveis em um aparelho digital.



1ª Maneira - Salvando slides do Power Point com o formato JPEG


1 - O slides estão prontos? Ótimo, mas se você gravá-los num CD qualquer como arquivo do Power Point, a leitura em DVD não será possível. Tecle F5, na parte de cima do seu teclado e a tela vai ficar cheia com seu 1ª slide, ou, se achar melhor, clique num taça que aparece na parte de baixo da tela, como mostra a figura:





A tela vai ficar assim:





2 - Agora só é apertar a tecla Print Sreen, que está do lado direito do seu teclado. Pode procurar, que você acha.



3 - Vamos usar, então, um programinha que você deve conhecer: o Paint. Se não souber como abri-lo, siga as instruções: Iniciar, Programas, Acessórios, Paint. A figura abaixo mostra a sequência:




4 - Quando o programa abrir, tecle: Ctrl + V. A tela que você copiou com o Print Screen vai aparecer no Paint:


5 - Não tem nenhum segredo. Agora você precisa salvar o arquivo. Na parte superior do Paint, há a opção Arquivo. Clique lá, depois em Salvar como. Será aberta uma janela. Escolha uma pasta para salvar seus slides. Para o primeiro slide, indico o nome "a" (para o segundo "b", para o terceiro "c" etc). Escolha o formato JPEG, como mostra a figura abaixo:

6 - Quando salvar, volte para o Power Point e repita o mesmo processo com todos os outros slides. Parece que vai dar muito trabalho, mas com o tempo você se acostuma.

7 - Quando todos os slides estiverem salvos, salve a paste num CD e os arquivos serão lidos como arquivos de fotos. O ponto negativo: efeitos binitinhos do Power Point não serão visíveis no DVD.

Há outra maneira, um pouco mais complexa, de tornar um arquivo legível em DVD. Mas, isso fica para uma próxima Dica. Espero ter ajudado.

Nenhum comentário: